Medicina Oriental - Shiatsu
Olá leitores!
Constipações, gripe, dores de cabeça (incluindo as benditas enxaquecas) indigestões, náuseas, prisão de ventre, diarreia, catarro, tosse, asma, fadiga, falta de libido, dores nas costas... quem nunca passou por algum desses incômodos nos dias atuais? A solução para a maioria é correr até a drogaria mais próxima e se entupir dos remédios convencionais. Pois bem, e se ao invés de nos intoxicar ainda mais com a química dos remédios utilizássemos o conhecimento da antiga medicina oriental? Em especial o Shiatsu.
A medicina oriental se desenvolveu sob as tradições filosóficas, marciais e religiosas praticadas nas épocas passadas. Não é a toa que o povo aqui do ocidente acha exótico e até estranho certos métodos.
O Shiatsu (cura utilizando pontos de pressão sobre os meridianos energéticos das pessoas, resumidamente) evoluiu a partir da massagem tradicional do Oriente, e tal como a acupuntura e outras terapias orientais, atua sobre o sistema energético do corpo.
O KI (energia) flui pelo corpo como a água flui por diversos rios, o equilíbrio mantém os órgãos em bom funcionamento e o sistema imunológico forte. Manter uma alimentação saudável, não fazer uso de drogas, praticar exercícios físicos regularmente e meditar fazem com que a energia permaneça equilibrada e fluindo normalmente.
Mas, quando há desordem, ai os problemas iniciam. Doenças, cansaço, irritabilidade, dores, depressão! Para botar tudo nos eixos sessões de Shiatsu são necessárias regulando novamente o fluxo de energia.
Estes conhecimentos vieram de muito, mas muito tempo atras! A medicina oriental é tão antiga e cheia de mistério que cativa os leitores que se aprofundam nesse mundo. A prática da acupuntura por exemplo é anterior a 2.500 anos ANTES DE CRISTO! Um modelo de bronze contendo os pontos e meridianos está datado de certa de 860 d.C.
O legal do Shiatsu é não ser tão invasivo quanto a Acupuntura (eu nunca fui fã de agulhas) e poder ser feita em praticamente qualquer local, seja na casa ou no trabalho.
É muito proveitoso o conhecimento dessas técnicas, pelo menos os principais meridianos. Creio que junto com o Reiki (falarei em um texto futuro) e o Do-In (pressão dos pontos em si mesmo) tais conhecimentos podem resolver vários problemas de saúde, e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Nunca fui fã de drogarias, não concordo com a maneira como somos bombardeados pela mídia, induzindo-nos a se entupir de "remédios" que muitas vezes mais fazem mal a longo prazo do que curam. Deixo abaixo um pdf encontrado na internet sobre Shiatsu (leitura extremamente importante!) e um site com curso gratuito!
Shiatsu, A Massagem Japonesa
Livro PDF
IPED Cursos Gratuitos
IPED Site
Por fim, um guia rápido para alguns incômodos que podem ser tratados usando pontos de Pressão. São apenas alguns exemplos simples, mas já dão resultados.
Dor de cabeça (Pontos VB20, IG4 e F3)
VB20: base do crânio, ajuda a aliviar a dor sentida na região das têmporas e nos lados da cabeça. Pressione com o dedo por cerca de 3 minutos.
IG4: depressão entre polegar e indicador. Pressione com o polegar por 3 minutos, logo após massageie suavemente em direção ao pulso por mais 2 minutos. Também auxilia a amenizar dores de dente e sinusite. Não estimular esse ponto em gestantes, pois pode induzir contrações uterinas.
F3: entre o dedão e o 2º dedo no pé. Pressionar por 3 minutos, serve para amenizar dores atras dos olhos.
Depressão Psíquica (Ponto E36)
E36: pressão repetida com a ponta do polegar. do lado de fora da perna, um pouco abaixo do joelho.
Nervosismo (Ponto C7)
C7: pressão continua com a unha do polegar
Finalizando, um PDF com diversos pontos que podem ser utilizados em si mesmo! Use-o como sua "farmacinha"
Livro Do-In
Espero ter ajudado :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário